domingo, 16 de dezembro de 2007

Saiba como usar o T9 no seu celular

Você é do tipo que substitui facilmente uma ligação por um SMS e não quer perder tempo digitando todas as letras? Então saiba que existe um recurso que o ajuda a escrever

com mais rapidez as palavras da sua mensagem.

Trata-se do modo de digitação T9, que significa abreviação de texto em nove teclas. Ele é usado para escrever mensagens com mais rapidez. Exemplo, ao digitar as letras V e O (para se chegar a VOCÊ) ele sugere algumas palavras antes do fim da digitação. Na maioria dos casos, ele acerta de primeira. Caso contrário, basta apertar um tecla e ele mostra na tela uma série de opções de palavras até chegar a sua. Como ele faz isso? O T9 faz a combinação das letras contidas num número para calcular a provável palavra desejada.

Como ativar

A ativação do T9 varia de acordo com o celular, mas geralmente, para ativá-lo basta seguir esses passos. Vá até o editor de mensagens de texto, selecione para escrever uma e tecle em opções. Quase sempre os celulares têm um menu de opções quando você está escrevendo a mensagem de texto. Nesse momento você pode procurar por dicionário, por texto previsto, por T9 e entrar na opção e ativá-lo. Quando você ativa ele já começa a funcionar, bastando você digitar uma tecla para cada letra da palavra que você quer digitar.

A maioria dos celulares das marcas Nokia, Samsung, Sony Ericsson e LG tem T9 Text Input. Nos aparelhos Nokia, por exemplo, essa função é representada pelo ícone de um lápis.

Como criar as suas palavras

Depois de ativado, o recurso do T9 confere ainda a possibilidade de criar suas próprias palavras. Você pode escrever novas palavras no T9 compondo-as por trechos, ou seja, digitando as letras separadamente e depois juntando-as para criar uma nova.

Digite um trecho da palavra desejada, depois pressione a seta para a direita quando a mesma ou trecho que você procura aparecer. Por exemplo, para criar a composição "superlegal", siga as instruções:

- No modo T9, digite a palavra "super"
- Pressione a seta para a direita
- Escreva a palavra "legal".
- Pressione a seta para a direita.

Como digitar números no modo T9

Para digitar apenas um número, não é necessário mudar para o modo numérico. Você pode pressionar a tecla referente ao número por um ou dois segundos para que este apareça.

Geralmente, pode-se alternar o modo de digitação utilizando os comandos do menu. Alguns aparelhos possuem teclas de atalho para selecionar o modo de digitação. Por exemplo, você pode apertar rapidamente ou segurar por alguns segundos a tecla “*” ou “#” para trocar do modo T9 para o modo numérico e vice-versa.

Nenhum comentário: