sábado, 16 de fevereiro de 2008

Como fazer um ar condicionado!




Esse é um dos manuais mais interessantes que eu já achei! Nele você aprende a fazer um ar condicionado com o seu ventilador, sem gastar quase nada. Mais interessante ainda é que  esse manual está  sendo vendido por  
R$9,99 no Mercado Livre! Veja aqui o link!

Para se construir um ar condicionado usando um ventilado, você vai precisar de: tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada.

O tubo de cobre que você vai precisar é de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, muito fácil de se encontrar em casas de materiais de construções. Não há uma medida certa para se construir o ar condicionado usando o ventilado, mas 7 metros são suficientes.

O primeiro passo é enrolar o tubo em espiral na parte de tráz do ventilado, o prendendo com arama, fita isolante ou o que você achar mais adequando. Certifique-se que esteja tudo certo.

Agora você usará a mangueira, de mesmo diâmetro, cortando-a em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida e a outra será encaixada na ponta do tubo colocado dento do balde com água gelada.

Tenha em mente que água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar também que o ventilador não pode ficar muito acima do balde e nem abaixo. Se não funcionar, tente usar aquelas bombinhas de aquário.

Algumas dicas:

1- Acrescente um pouco de sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.

2- Se quiser vento mais gelado, faça uma mistura de água e álcool isopropil (metade-metade). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.

3- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.


Pegue aqui o arquivo em PDF para tirar as suas dúvidas!

Nenhum comentário: