quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A quantos Km o raio caiu?



Todos sabemos como é. Uma tempestade se aproxima e subitamente escutamos o som ensurdecedor de um trovão. “Nossa! Esse passou perto!” Mas quanto “perto” realmente caiu o raio? É difícil determinar a distância de um raio só por vê-lo e a quantidade de raios vistos também não é uma boa maneira de saber.

Continue lendo para obter uma forma potencial de salvar a sua vida, o que pode ajudar você a saber exatamente a que distância encontra-se da cauda de um raio.

1- Olhe para o céu e procure um relâmpago;
2- Conte os segundos até que escute o som do trovão. Se você tem um relógio que conte os segundos, comece a contar assim que ver o relâmpago e pare logo no início do som do trovão;
3- Divida o tempo em segundos, por 3, para saber a distância em quilômetros (ou por 5, para calcular a distância em milhas). Em outras palavras, se contar 15 segundos desde o relâmpago, até o som do trovão, o raio caiu a cerca de 5Km de você. O espaço que ocorre desde que se vê a luz até ouvir o som é por causa que o som viaja muito devagar do que a luz;
4- Procure abrigo imediatamente se o temporal está se aproximando. Você pode saber disso facilmente, basta medir a distância de 2 ou 3 raios.

Dicas:

Relâmpago = Luz do raio; Trovão = Som do raio;
O som viaja a diferentes velocidades, dependendo da temperatura e da umidade relativa do ar, mas a diferença vai ser muito pequena.

Cuidados:
Esse não é um exercício para ser feito em campo aberto. Se há muitos raios caindo ao redor, procure abrigo imediatamente;
As tempestades viajam muito rápido. Talvez você calcule que um temporal está a 50Km de você, mas no próximo raio, ele pode estar muito mais perto.


3 comentários:

Ewerton Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ewerton Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ewerton Luiz Menezes Rocha disse...

Muito bom artigo não sabia que para calcular a velocidade do som do raio (Trovões) seria apenas dividindo por 3.