terça-feira, 11 de março de 2008

Como estudar para concurso em cima da hora!



 


Sei que existem muitos guias e indicações de como estudar para concursos públicos. Arranje um lugar legal, iluminado... essas coisas que derivam do bom senso. Mas um guia para aquele estudo "hardcore", aquele realizado às pressas na véspera do concurso, eu nunca vi.

Não estou falando daquela pessoa que vem se preparando há meses para um determinado concurso, tendo estudado toda a matéria por manuais e lido toda a legislação específica. Aquele cara que leu até as ordens de serviços expedidas pelo órgão para o qual vai prestar concurso. Estou falando dos famosos "concurseiros-paraquedistas", que, da mesma forma que os seus homônimos militares, ou melhor, castrenses (tenho que me acostumar com essa palavra para o concurso da DPU) que chegam de para-quedas na batalha sem saber o que está acontecendo.

Quem já vinha se preparando, tem mais é que pegar um cineminha, assistir televisão, ir para a praia, em suma, relaxar. No máximo, durante um período, refresecar a memória de alguma informação que seja relevante e que não se lembra direito. O importante para quem se preparou, na véspera, é cuidar do psicológico.

Mas você, meu amigo paraquedista, não. Essa é a sua hora de estudar de véspera para um concurso público. Para isso, temos que ser bastante eficientes e dar aplicabilidade prática ao Postulado de Sturgeon.

Theodore Sturgeon foi um autor americano de ficção científica falecido em 1985. Além de suas obras de ficção, seu nome foi imortalizado pelo chamado "Postulado de Sturgeon", que se aplica muito bem às produções culturais humanas: "Noventa por cento de tudo é desnecessário".

Por isso, temos que levar fé em que 90% de tudo o que consta do edital é desnecessário para o concurso. Ok. O postulado pode não ser tão exato, mas é em que temos que acreditar com o pouco tempo disponível. Por isso, meu amigo, desenvolvi um programa de 8 horas intensivas de estudo para concurso público.

É fato que esse guia é muito mais eficiente para provas que tenham um grande número de vagas, já que você dificilmente ficará muito bem colocado.

Primeiro Passo - Desligue-se do mundo e consiga alguma comida
Desligue o celular, esqueça o e-mail, esqueça sua mãe, sua irmãzinha, a televisão, a namorada(o). Tranque a porta do seu quarto. Tenha um local confortável e iluminado para ficar. É nele que você vai passar as próximas 8 horas.

Certifique-se de não estar com sono. Se estiver, durma antes 1 a 2 horas, não mais do que isso. Você precisa estar no seu grau máximo de atenção.

O pior inimigo do concurseiro parquedista é a fome, por isso, coloque alguma comida que você possa ficar beliscando do seu lado. Não se preocupe com o almoço ou com o jantar, você vai ter uma "folga" programada no meio do caminho.

Devidamente instalado, podemos começar a estudar.

Segundo Passo - Matérias a estudar
Antes de ler as matérias elencadas abaixo, veja se o seu concurso tem alguma matéria muito específica, como por exemplo direito eleitoral, regimento interno do tribunal etc. Se for o regimento interno, procure lê-lo de cabo a rabo. A possibilidade de cair é imensa. Se não for alguma matéria constante do rol abaixo, veja a importância que ela tem pro concurso. Por exemplo, para alguns concursos, direito previdenciário é uma matéria acessória, onde caem 5 questões de 200. Ignore por completo e torça para o seu chute dar certo.

Se for, por exemplo, um concurso para Tribunal Eleitoral, o Direito Eleitoral é de suma importância, dê uma olhada na estrutura dos títulos do código e estude os que tiverem mais artigos. Normalmente são os mais importantes. Estude esta matéria principal antes de estudar a lista abaixo.

Partindo do princípio de que 90% do que existe no edital é desnecessário (Postulado de Sturgeon), você deve ler os seguintes artigos de lei. Eu disse: LER. Você não tem tempo para estudar com calma a matéria. Mas você leva sorte porque o ser humano, lendo de maneira concentrada consegue se lembrar nas 48h seguintes de aproximadamente 80% do que foi lido.

Direito Constitucional
Constituição Federal
- Princípios Fundamentais (Arts. 1° a 4°)
- Direitos e Garantias Individuais (Art. 5°)
- Competências dos entes Federados (Arts. 23 a 30)
- Processo Legislativo (Art. 59 a 69)
- Poder Judiciário (Art. 101 a 105)
- Administração Pública (Arts. 37 e 38)

Direito Administrativo
Lei 9784
- Arts. 2, 3, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 22, 48, 49, 50, 53 e 54

Lei de Licitações
- Arts. 22, 23, 24 e 25

Direito Penal e Processo Penal
Código Penal
Arts. 1 a 31

Estudar Processo Penal é para os fracos. Na dúvida, se for antes de recebimento da inicial, marque a opção que é boa para o estado. Depois do recebimento, para o réu. No procedimento do Júri, marque a opção que afirma haver uma nulidade. Estou falando sério. Só não siga estas dicas se você, é claro, tiver alguma noção do que está fazendo.

Direito Civil e Processo Civil
São matérias muito longas, mas que caem bastante.

Código Civil
Arts. 79 a 103; 138 a 188; 233 a 242; 267 a 285

Para Processo Civil, estude as normas sobre competência.

Sobrou tempo? Estude o que você achar importante. O que é importante? Tente dar uma olhada em assuntos que são do dia-a-dia do cargo a que você está concorrendo.

Terceiro Passo - Calma, muita calma
Terminou de ler tudo? Ok. Agora é se aproveitar da sua maior vantagem sobre um concurseiro profissional: o psicológico. Como você sabe que não estudou quase nada mesmo, faça a prova com calma e leia-a com tranquilidade. O concursando profissional perdeu horas estudando, dormiu mal pensando no concurso a que ele vem se dedicando pelo menos no último mês e, invariavelmente, está bem mais nervoso que você. Aproveite isso.

Quarto passo - Leve seu vademecum
Se você eventualmente se inscreveu para dois cargos que têm provas em horários compatíveis (um na manhã, outro na tarde), leve o seu vademecum. Na hora do almoço, faça um lanche e dê uma lida nas questões que você não sabia da prova da manhã. Normalmente ambas são elaboradas seguindo diretrizes do tribunal, que requer aquelas matérias mais importantes para eles sejam cobradas. Ou seja, os assuntos da prova da manhã e da prova da tarde tendem a ser bastante parecidos.

Quinto Passo - Reze... Muito!
É isso. Nada mais a dizer! Boa Sorte, parquedista!


P.S. O postulado originalmente afirma que Noventa por cento de tudo é merda, mas eu quis dar uma aliviada para os nossos queridos leitores. Maiores explicações na Wikipedia.


6 comentários:

Mary disse...

hahaha se não fosse trágico seria cômico.

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO DAS DICAS.

Luciana Ribeiro disse...

Muito bom, amigo!
Valeu!

Anônimo disse...

adorei! keria uma materia dessas pra estudar pra concurso de engenharia de segurança.

rafa disse...

hahaha me vi!!!! descontraiu p quem começou a estudar p um concurso q só tem 45 dias pela frente....
vlw

Samantha disse...

#amei
o meu concurso é de mestrado em matemática, mas vou tentar mesmo assim, já sou professora, leciono faz tempo, portanto sei a matéria e vou tentar!
obrigada por me encorajar!